BLOG

Fique por dentro dos nossos conteúdos

Doenças mais comuns do verão. Fique atento!

É preciso tomar alguns cuidados com a sua saúde neste período do ano. Saiba mais!

Estamos nos aproximando cada vez mais do verão, época das férias, passeios e início da temporada de festas, piscina, praia e muito sol. Apesar de ser muito divertido, é preciso redobrar os cuidados com a saúde neste período do ano.

Algumas doenças são bem características desta estação e, por isso, queremos alertar sobre quais cuidados devemos tomar. Confira:

Desidratação 

No verão, o corpo acaba transpirando mais e, de modo geral, muitas pessoas tendem a ingerir menos líquido do que o corpo precisa. Os sintomas da desidratação começam de forma leve, marcados por dor de cabeça e mal-estar.

Para evitar a desidratação é indicado ingerir bastante líquido, mesmo sem sentir sede, pelo menos 2 litros de água por dia. Sucos naturais, água de coco e chás também podem. Não é aconselhado refrigerantes e nem bebidas alcoólicas, pois ambos não são bem absorvidos pelo corpo.

Insolação

Ocorre pela exposição excessiva ao sol e, pode trazer como consequência intensa falta de ar, dor de cabeça, náuseas e tontura, temperatura do corpo elevada, pele quente; avermelhada e seca, extremidades arroxeadas e, em casos graves, a inconsciência.

Vale ressaltar que não é apenas a pessoa que fica diretamente exposta ao sol que desenvolve a doença, pois a areia da praia reflete o sol e aumenta a temperatura corporal pela propagação do calor. Uso do protetor solar é fundamental, mesmo em dias nublados e evitar ficar exposto ao sol direto entre 10h e 16h, onde a luz é mais severa, além de ingerir bastante água, para ajudar no equilíbrio da temperatura corporal.

Intoxicação alimentar

Sabemos que em viagens, é muito comum comer fora, mas é preciso estar atento, pois a ingestão de alimentos em locais que não possuem higiene em seu preparo e na conservação dos alimentos, além de expor a longos períodos em temperatura ambiente, são os principais causadores de uma intoxicação alimentar.

Ao ingerir um alimento que está contaminado, a pessoa pode desenvolver alguns sintomas que variam de acordo com o microrganismo causador do distúrbio. Dentre os sintomas, podemos destacar: diarreia, desarranjo intestinal, náuseas, vômitos, febre, cefaleia e até desidratação. Não coma em qualquer lugar, isso é muito sério!

Micoses

No verão, o contato com a água é maior, seja transpirando ou pela ida à praia e piscinas. Com isso, a pele fica úmida por mais tempo, o que favorece o aparecimento de micoses (doenças causadas por fungos). A doença pode aparecer nas virilhas, pés e unhas.

Inicia sempre com uma lesão vermelha, provoca escamação contínua da pele e muita coceira. 

Dengue

Não tem como não falar, nos últimos anos a dengue caracterizou-se como a doença mais conhecida desta época, por conta das chuvas de verão, que podem acumular água limpa e parada, que é perfeita para a proliferação do mosquito.

Os sintomas mais comuns são: febre alta, dores de cabeça, nos músculos e nas articulações, além da perda de apetite, náuseas e apresentar bolinhas vermelhas por todo o corpo que causam coceiras. É muito importante não se automedicar, ao perceber qualquer sintoma, procure o médico imediatamente, para realizar exames necessários e iniciar o tratamento prescrito pelo profissional.

Essas são apenas algumas das principais doenças do verão. É fundamental tomar alguns cuidados, como uso do protetor solar, óculos escuros, ingerir bastante água ao longo de todo o dia, manter uma alimentação equilibrada, ingerir legumes, verduras e frutas, etc.

Além disso, é essencial realizar um check-up médico geral para conferir como está a sua saúde, antes de curtir as férias, para evitar problemas durante a época festiva. Apesar disso, as doenças que apresentamos podem ser evitadas com alguns cuidados, por isso, fique atento e evite que seus dias de descanso, se tornem resguardo.

Conte com o Paranamed para deixar sua saúde em dia. Agende suas consultas e exames hoje mesmo.

Posts recentes

Vamos agendar seu
atendimento?