É imprescindível manter cuidados diários a fim de garantir saúde e maior qualidade de vida!
Sabemos que envelhecer é um processo natural da vida e, mais do que isso, chegar à terceira idade com qualidade de vida e bem-estar é fundamental. Sendo assim, os cuidados com a saúde do idoso são indispensáveis e merecem atenção especial.
Cuidar da saúde e manter hábitos saudáveis é essencial ao longo de toda a vida, a fim de prevenir diversas doenças ou complicações. Este comportamento preventivo deve se iniciar muito antes dos 60 anos, para garantir uma velhice mais saudável.
Com o envelhecimento, é natural que o organismo fique mais suscetível a doenças e infecções, especialmente por conta do declínio natural da competência imunológica e outros fatores que agravam os efeitos das patologias. Por isso, estimular bons hábitos e cuidados preventivos com a saúde do idoso é tão importante.
Quais os principais cuidados com a saúde dos idosos?
– Alimentação saudável
Manter uma alimentação equilibrada é muito importante, para aumentar a resistência e a imunidade do idoso. Dessa forma, optar por uma dieta leve, diversificada e com calorias bem distribuídas com alimentos naturais é essencial para o bom funcionamento do metabolismo.
– Prática de exercícios físicos
Para melhorar a disposição e prevenir o desenvolvimento de doenças, incluir exercícios físicos na rotina é fundamental, pois auxilia na saúde física e mental. Existem muitas opções que são perfeitas para os idosos: hidroginástica; aula de dança; pilates; musculação; caminhadas, entre outros. O importante é manter o corpo em movimento.
– Cuidado com a saúde mental
A saúde mental é um dos pilares para permanecer saudável, afinal, problemas que afetam a mente tem efeito sobre o corpo. Sendo assim, é preciso atenção da família em investir ações que promovam o bem-estar emocional.
Manter atividades em família, lazer, higiene do sono, visitar amigos, aprender coisas novas, conhecer lugares, realizar pequenas atividades domésticas, contribuem para uma saúde mental equilibrada. Se for preciso, a ajuda profissional, como psicólogo, pode ser importante.
– Manter consultas regulares
O acompanhamento médico periódico com um geriatra é um dos cuidados indispensáveis para o idoso, mesmo que não apresente nenhum sintoma ou doença. É um cuidado preventivo, para monitorar a saúde integral do paciente e prevenir de possíveis disfunções.
O médico geriatra avalia todos os aspectos para ter um diagnóstico preciso sobre o quadro clínico do idoso, identificando alterações e indicando tratamentos precoces, sendo necessário.
– Exames de rotina em dia
Com as consultas regulares, o médico geriatra sempre solicita exames, a fim de checar a saúde do paciente. Assim, ele consegue monitorar de forma precisa e detalhada, através de uma bateria de exames, que é o check-up preventivo.
Dentre os exames, ele pode solicitar: hemograma completo; glicose; lipidograma; creatinina; sangue oculto; ácido úrico; parasitológico; PSA; TSH; TGO; TGP; EAS, entre outros.
Além disso, outro cuidado indispensável com a saúde do idoso é a imunização, de acordo com o calendário para sua idade. As vacinas para idosos são importantes para reforçar a imunidade e evitar o desenvolvimento de doenças infecciosas graves.
O Paranamed é um centro médico integral, preparado para atender todas as necessidades do paciente idoso, desde consulta com o geriatra; exames e vacinas. Agende uma consulta e deixei a saúde do idoso em dia!