A alimentação adequada precisa iniciar na primeira infância, pois faz total diferença. Saiba mais!
Recentemente, o Fundo das Nações Unidas (Unicef) divulgou que, pela primeira vez na história, o excesso de peso superou a desnutrição como a maior forma de má nutrição infantil, isso acendeu um alerta – é preciso cuidar da alimentação das crianças.
Os dados revelam que 01 a cada 05 crianças ou adolescentes do mundo está acima do peso, totalizando cerca de 391 milhões de indivíduos e, 188 milhões já apresentam o quadro de obesidade. No Brasil, não é diferente, há algumas décadas os índices de sobrepeso e obesidade já são maiores que os da desnutrição.
Mesmo com estes números, o Brasil acabou sendo usado como exemplo no relatório do Unicef, destacando o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que é responsável por restringir a compra de ultraprocessados nas escolas. Além disso, valorizaram os esforços do pais para limitar a propaganda de alimentos não saudáveis para crianças, a implementação da rotulagem frontal e o banimento de gorduras trans em alimentos industrializados.
Em suma, a alimentação infantil precisa ser equilibrada, incluindo proteínas, frutas e vegetais, evitando ao máximo os ultraprocessados e fast food, que são alimentos com alta concentração de açúcar, amido refinado, sal, gorduras não saudáveis e aditivos.
“A obesidade é uma preocupação crescente que pode impactar a saúde e o desenvolvimento das crianças. Os alimentos ultraprocessados estão substituindo cada vez mais frutas, vegetais e proteínas, justamente quando a nutrição desempenha um papel crítico no crescimento, desenvolvimento cognitivo e saúde mental das crianças”, lamenta Catherine Russell, Diretora Executiva do Unicef.
É fundamental que as crianças mantenham consultas regulares, para que os médicos possam acompanhar o desenvolvimento cognitivo e a saúde geral; solicitar exames e iniciar tratamentos; se necessário, afinal, quanto antes identificar o problema, mais fácil será para lidar com ele.
Cuidar das crianças é fundamental, pois sabemos que a obesidade traz consigo inúmeros problemas de saúde, que podem ser evitados com uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos e atividades de lazer.
Pais, estejam em alerta, não permitam que seu filho se alimente mal, estruturem uma rotina, incentivem a alimentação saudável, inclua frutas nas refeições, o consumo de água ao longo do dia. São ações simples, desde a primeira infância, que refletem na saúde geral da criança e adolescentes.
Não deixe também de marcar consultas e exames, no Paranamed oferecemos diversas especialidades médica, incluindo a pediatria e nutricionista, que podem auxiliar neste processo da alimentação adequada. Agende um horário.
Paranamed | Tem muito. Tem tudo!
*Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br