BLOG

Fique por dentro dos nossos conteúdos

Exame Toxicológico para Motoristas

É obrigatório estar em dia com seu exame toxicológico, para evitar multa e suspensão. Confira!

O exame toxicológico é um documento obrigatório para os motoristas das categorias C, D e E, com CNH válida e deve ser renovado periodicamente. Pensando nisso, vamos abordar um pouco mais este assunto no Blog.

O índice de acidentes que envolvem motoristas sob efeito de substancias ilícitas e licitas é muito maior do que costuma aparecer nos noticiários, ou seja, é um problema grave e na maioria das vezes, envolve veículos de grande porte, como caminhões, carretas e ônibus.

Neste contexto, o exame toxicológico para motoristas é um teste que tem o objetivo de avaliar de forma abrangente o consumo de drogas durante um período longo, de acordo com a determinação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A maior diferença entre o exame toxicológico para outros testes, como o exame de sangue, por exemplo, é que ele possui maior eficácia para detectar as substâncias psicoativas.

As substâncias pesquisadas em um exame toxicológico para motoristas são:

– Anfetaminas (rebite);

– Maconha e derivados;

– Cocaína e derivados;

– Ecstasy;

– Morfina;

– Codeína;

– Opiáceos;

– Metanfetamina.

No dia 12 de abril de 2021, entrou em vigor a Lei nº 14.071 de 13 de outubro de 2020, regulamentada pela nova resolução nº843/2021 do CONTRAN. Com ela, houve mudanças no Código de Trânsito Brasileiro, especificamente, alterações em relação ao exame toxicológico.

Ficou determinado com a nova lei que, todos os motoristas, das categorias C, D e E, são obrigados a realizar o teste, dentro dessa periodicidade:

– Motoristas com idade inferior a 70 anos – devem realizar o teste a cada dois anos e seis meses;

– Motoristas com idade igual ou superior a 70 anos – poderão realizar o teste no momento da renovação da CNH, ou seja, a cada três anos.

Portanto, é um requisito obrigatório aos motoristas das categorias citadas e, os que não realizar o exame no prazo correto, sofrem complicações com as autoridades de trânsito, como:

– Multa de R$1.467,35 por infração gravíssima, mais 7 pontos na carteira;

– Suspensão do direito de dirigir por três meses, sendo necessário a inclusão no RENACH de resultado negativo em um novo exame toxicológico.

No Paranamed, oferecemos o exame toxicológico para motoristas, com RESULTADO EM 48 HORAS. Não deixe para última hora, aproveite o nosso horário estendido até às 21h e agende seu exame, afinal, é um documento obrigatório e evitar dor de cabeça futura. Conte com a gente.

Paranamed | Tem muito. Tem tudo!

Posts recentes

Vamos agendar seu
atendimento?