Fique por dentro dos sintomas, causas e tratamento dessa condição.
A doença celíaca é uma condição autoimune, onde o sistema imunológico reage ao glúten, que é a proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio. Além disso, a aveia, apesar de não conter glúten na composição, pode ser contaminada por este componente em seu processo produtivo.
Essa reação causa danos no revestimento do intestino delgado, o que pode levar a diversos sintomas, como diarreia, fortes dores abdominais, inchaço, perda de peso e fadiga. Por ser uma doença autoimune, não tem cura, mas, pode ter controle, com o acompanhamento adequado.
Destacamos a importância do celíaco ser diagnosticado o quanto antes para começar a ter uma dieta adequada e bem rigorosa, a fim de evitar os sintomas desagradáveis e, dessa forma, ter mais qualidade de vida, evitando complicações.
Quais os sintomas da doença celíaca?
De forma geral, essa condição pode provocar:
– Desconforto abdominal ou sensação de estufamento (barriga inchada);
– Excesso de gases;
– Fraqueza;
– Diminuição do apetite;
– Anemia;
– Irritabilidade;
– Dores de estômago;
– Diarreia ou prisão de ventre;
– Perda ou dificuldade de ganha peso;
– Tontura;
– Dor de cabeça;
– Coceiras ou bolhas na pele;
– Dores musculares.
Causas da doença?
As causas da doença não são totalmente esclarecidas, mas, sabe-se que é uma combinação de fatores genéticos, ambientais e imunológicos. A predisposição genética é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença celíaca.
Como é feito o diagnóstico e tratamento?
Ao identificar os sintomas, é essencial procurar um médico, onde o mesmo vai checar se há algum caso na família e, posteriormente, solicitar alguns exames para confirmar o diagnóstico. Através do exame de sangue é possível averiguar a presença de anticorpos específicos relacionados à doença.
Além disso, o gastroenterologista solicita uma endoscopia digestiva alta, com biopsias do duodeno, a primeira porção do intestino. A coleta de amostras de tecido do intestino delgado e sua posterior análise pelo patologista é fundamental para confirmar a presença da doença e afastar outras alterações.
Em relação ao tratamento, não existe cura para a doença celíaca, porém, o celíaco é orientado a retirar completamente da dieta os alimentos que contenha glúten em sua composição. Qualquer consumo, mesmo que eventual, pode ser suficiente para ativar a doença.
É fundamental que mantenha uma rotina de consultas médicas, para verificar sempre a saúde do intestino e, dessa forma, descartar possíveis complicações. Ao perceber qualquer sintoma, procure um médico.
Agende uma consulta no Paranamed e garanta sua qualidade de vida. Paranamed | Tem muito. Tem tudo!