A dengue é uma doença que merece atenção e, mesmo com sintomas leves, é necessário tomar os cuidados corretos, a fim de evitar complicações. Saiba mais!
Sabemos que agir de forma preventiva contra a dengue é uma tarefa ao longo de todo ano, porém, no verão é preciso redobrar os cuidados, pois o número de casos aumenta consideravelmente.
Este aumento ocorre devido a alta incidência de chuvas, o que acarreta acúmulo de água e, assim, faz a proliferação do mosquito Aedes Aegypti se intensifique, somado ao calor intenso, torna os ambientes ainda mais propícios para que os ovos colocados pelas fêmeas eclodam e deem origem a milhares de novos mosquitos.
Dessa forma, a dengue é uma doença viral, que é transmitida pelo mosquito e, pode manifestar sintomas leve, mas, em alguns casos, as dores são muito intensas, proporcionando uma forma mais grave da doença, digamos assim.
Os sintomas mais comuns da dengue incluem a febre alta; intensa dor de cabeça; dores musculares e articulares; além de possíveis erupções cutâneas e vermelhidão. Alguns sintomas mais graves como sangramento, queda de pressão arterial e comprometimento dos órgãos também podem ocorrer.
O ideal é que todo paciente com suspeita de dengue seja avaliado por um médico, por via do exame físico. Assim, através do exame, é possível determinar a gravidade do caso e após a avalição, classificar o risco de A a D, baseado nos sinais e sintomas, considerando A o menor risco e D o maior risco.
Isso vai determinar se será necessário o acompanhamento ambulatorial ou hospitalar, quais exames complementares deverão ser realizados, a conduta terapêutica e a periodicidade de reavaliação. É ideal buscar sempre o diagnóstico precoce e ser classificado ainda em A e ter mais facilidade no tratamento.
Para os pacientes que já tiveram dengue, é necessária ainda mais atenção para a ocorrência de um novo episódio, pois nestes casos, pode aumentar para formas mais graves da doença, como a dengue hemorrágica e a síndrome do choque da dengue. Nestes dois casos, ocorre perda significativa de sangue, o que pode ser fatal. É muito sério!
Evite automedicação
Em casos confirmados de dengue, é importante evitar o uso de medicamentos que possam aumentar o risco de complicações hemorrágicas, pois a dengue já pode causar fragilidade capilar e predispor sangramentos.
Por isso, é muito importante ressaltar que automedicação não é recomendada, pois o tratamento dos sintomas deve ser realizado sob orientação médica e o paciente deve informar ao doutor sobre qualquer medicamento que já tenha tomado antes da consulta, incluindo os de venda livre.
Se você está sentindo qualquer sintoma que possa indicar dengue, agende uma consulta no Paranamed, para que o médico possa avaliar, solicitar exames e indicar, se necessário, o melhor tratamento. Não brinque com a dengue, é algo sério. No Paranamed contamos com um corpo clínico preparado para atender você, de acordo com suas necessidades, além da realização de exames e procedimentos no mesmo local.
Paranamed. Tem muito. Tem tudo, em um único lugar!