Exame de investigação de vínculo genético, no qual podem participar mãe, com amostra do líquido amniótico e o suposto pai.
O Centro de Saúde Paranamed o único local no Oeste no Paraná que realiza o teste de paternidade ainda durante a gestação.
O exame é realizado através da coleta de líquido amniótico, por amniocentese, para coletar o material com volume genético do feto; uma amostra de sangue da mãe e uma amostra de sangue do suposto pai.
A coleta pode ser realizada entre a 16ª e 30ª semana de gestação, sendo que o período ideal é entre 16 e 22 semanas.
O estudo de determinação de vínculo genético é realizado no Departamento de Genética Molecular do Laboratório Hermes Pardini e é validado pela Sociedade Internacional de Genética Forense (ISFG). As amostras são analisadas por duas equipes diferentes (prova e contraprova).
São analisados, no mínimo,15 marcadores de regiões STR. Laudos de inclusão são liberados com uma probabilidade mínima de 99,9999% e laudos de exclusão são liberados como, no mínimo, 4 exclusões (inconsistência genética) entre os envolvidos. Este teste, embora raramente, pode apresentar resultado inconclusivo.