Publicado em: 24/06/2021
Reservadas as particularidades, o luto pode envolver sintomas depressivos, e é importante identificar quando isso ultrapassa o tênue limite da normalidade.
O processo NORMAL envolve sintomas como: TRISTEZA; alterações no SONO; PERDA DE PRAZER em atividades; INDISPOSIÇÃO; dificuldade de CONCENTRAÇÃO; e alterações no APETITE.
Em geral esses sintomas desaparecem gradualmente em alguns meses.
Ao contrário do que alguns pensam, é IMPORTANTE a vivência da cerimônia da despedida e de todas as fases do luto para o processo de adaptação.
Já os sintomas que ligam o sinal de alerta para o desenvolvimento de um processo patológico PODEM incluir: INCAPACIDADE de falar sobre o falecido ou sobre sua morte, NÃO conseguir MODIFICAR o ambiente em que o ente vivia, ALUCINAÇÕES com a pessoa, sentimento de CULPA sobre o que poderia ter feito para evitar o ocorrido, e PENSAMENTOS SUICIDAS ou de que deveria ter falecido no lugar.
Como dito, cada indivíduo tem sua forma de reagir, e a DIFERENCIAÇÃO entre o luto normal ou patológico é um processo COMPLEXO que deve ser avaliado por um PROFISSIONAL!
Você já experimentou algum desses sintomas com a partida de alguém querido?
Psiquiatra em Cascavel é aqui na Paranamed.