Publicado em: 20/09/2021
Nutricionista do corpo clínico da Paranamed, a Dra. Juliana Cecília Grando teve seu artigo publicado na revista “Go Ahead Nutrition”. O artigo publicado diz respeito à Hemocromatose Hereditária e a dieta controlada como parte do tratamento e controle.
Confira um resumo:
Os estudos da Dra. Juliana sugerem que uma orientação nutricional com o objetivo de diminuir a oferta de ferro advinda da alimentação colabora com o tratamento de pacientes onde o modelo padrão adota a flebotomia como tratamento padrão. Montando assim um cardápio e dieta específica adicionando alimentos ricos em cálcio e taninos, evitando alimentos ricos em vitamina C próximo das principais refeições.
A dieta tem o intuito de diminuir a absorção do mineral tendo mínimas restrições alimentares. Sendo imprescindível que o portador da hemocromatose descubra novos hábitos frente à alimentação, desviando de combinações que causem absorção elevada do ferro e escolhendo outras que dificultem sua biodisponibilidade, tendo em vista que com uma alimentação ajustada espera-se melhor qualidade de vida do paciente, evitando ou retardando que desenvolta outras patologias, como a cirrose hepática, cujo quadro é irreversível.