Publicado em: 20/04/2021
O termo ANOREXIA não é o mais adequado, pois tecnicamente significa AUSÊNCIA DE APETITE, e o que ocorre no transtorno é a NEGAÇÃO DA FOME e FOBIA DA COMIDA, visando a perda de peso.
Ocorre em maior prevalência no sexo FEMININO (90%), e a maioria dos casos ocorre entre 13 e 20 anos, principalmente em atletas, modelos, bailarinos e profissionais de moda. Tipicamente, o início ocorre na PUBERDADE, após o início de uma dieta.
Mesmo apresentando um peso ABAIXO do considerado NORMAL, há um MEDO intenso de GANHO DE PESO. Há alteração na AUTO-PERCEPÇÃO com relação ao peso, ou seja, o indivíduo se vê maior do que realmente é. Além disso, há negação da GRAVIDADE do baixo peso.
Em mulheres, ocorre AMENORREIA (ausência de menstruação), e, em homens, há PERDA de INTERESSE ou de POTÊNCIA SEXUAL. Em crianças, ocorre RETARDO de crescimento.
Alguns HÁBITOS podem estar presentes nos pacientes: esconder alimentos; dividir em pequenas porções; mastigar lentamente; evitar comer na presença de outras pessoas; fazer dietas extremas/bizarras; interessar-se por tudo relacionado à culinária, dietas e forma física.
Quadros com início durante a ADOLESCÊNCIA, em pacientes com BOA RELAÇÃO com os pais, tendem a apresentar um MELHOR prognóstico. Quadros com início em EXTREMOS DE IDADES - pré-puberes ou adultas, com MENOR ASSISTÊNCIA familiar, e associadas DEPENDÊNCIAS QUÍMICAS tem maior predisposição a evoluções NEGATIVAS.
A Paranamed conta com médicos preparados para oferecer o melhor da assistência média disponível na atualidade.
Psiquiatria
Psiquiatra em Cascavel é aqui na Paranamed.