Ambas as condições prejudicam as paredes dos vasos sanguíneos, o que acarreta problemas sérios. Saiba mais!
Talvez muitas pessoas não saibam, mas o diabetes e a hipertensão têm uma relação bidirecional, ou seja, pessoas com diabetes têm maior probabilidade de desenvolver hipertensão, enquanto a hipertensão pode agravar os efeitos do diabetes, o que aumenta o risco de complicações cardiovasculares.
Em razão disso, vamos apresentar mais detalhes sobre essas condições, para que você fique atento aos sinais.
Diabetes
O diabetes é uma condição que apresenta em diferentes tipos, como o tipo 1, tipo 2 e tipos específicos, ocasionados por outros fatores, como doença do pâncreas ou o uso de medicamentos. A principal consequência do diabetes é a hiperglicemia.
A hiperglicemia é caracterizada por níveis altos de glicose no sangue, de forma constante, sendo uma das principais causas de danos aos vasos sanguíneos, que resulta em microlesões e inflamações.
Isso ocorre devido uma falha importante do hormônio do metabolismo dos açúcares, a insulina, que permite que a glicose presente do no sangue penetre nas células, fornecendo nutrição e energia. Quando este processo não ocorre, a glicose acumula no sangue e este acúmulo de glicose no organismo gera inflamação que, com o passar do tempo, prejudica a circulação e causa complicações graves.
Tipos de diabetes
Como citado anteriormente, o diabetes é classificado em 2 categorias principais: tipo 1 e tipo 2:
Diabetes Tipo 1
É quando o sistema imunológico ataca e destrói as células beta do pâncreas, que produzem a insulina. Sem a produção, são necessárias injeções diárias do hormônio para regular os níveis de glicose no sangue.
Diabetes Tipo 2
É o tipo mais comum e ocorre quando o corpo não usa a insulina de maneira eficaz ou não produz insulina suficiente, frequentemente associado a fatores de estilo de vida, resultando na resistência à insulina.
A resistência à insulina é quando as células do corpo não respondem bem ao hormônio, mesmo quando ele está presente. Como resultado, a glicose não penetra nas células, levando à hiperglicemia e às suas consequências.
Hipertensão
A hipertensão, também conhecida como pressão alta, é caracterizada por níveis persistentemente altos da pressão arterial. É diagnosticada quando a pressão aferida é igual ou superior a 140/90 mmHG, em pelo menos duas medições diferentes, sem uso de anti-hipertensivo.
Uma das principais consequências da doença é o comprometimento da estrutura dos vasos sanguíneos, que levam à inflamação e disfunção endotelial, que afeta a camada interna dos vasos.
Com isso, os vasos se tornam mais rígidos e mais permeáveis, prejudicando a circulação e aumentos o risco de doenças cardiovasculares, como doenças cardíacas; acidente vascular cerebral (AVC) e doença renal crônica.
E qual a relação entre as doenças?
Ambas as condições prejudicam as paredes dos vasos sanguíneos; a hiperglicemia, causada pelo diabetes, leva à inflamação e desgaste dos vasos; enquanto a hipertensão exerce pressão excessiva sobre eles, o que os tornam mais rígidos e propensos a rupturas.
Sendo assim, como as duas têm efeito sobre os vasos sanguíneos, a hipertensão se torna fator de risco para o desenvolvimento de diabetes tipo 2, especialmente em pessoas com fatores de risco ou predisposição genética e assim, tanto o diabetes tipo 1 quanto o tipo 2 podem aumento o risco de desenvolver hipertensão, mesmo em pessoas que inicialmente não têm pressão alta.
Além disso, os pacientes com diabetes tipo 1 há mais de anos, são classificados como de risco de cardiovascular muito alto, o que reforça a associação entre as duas condições, como um fator relevante no comprometimento da saúde cardiovascular.
Para finalizar, como as duas condições podem aumentar os riscos de doenças cardiovasculares, para prevenir ou controlar essas condições, é essencial adotar um estilo de vida saudável, além de manter em dia consultas e exames clínicos.
Priorize uma alimentação balanceada; com alimentos ricos em nutrientes e reduza o consumo de sal; pratique atividade física regularmente; evite fumar e beber em excesso e, principalmente; monitore sua saúde, evitando o estresse e realize exames regulares para verificar os níveis de glicose e pressão arterial.
São doenças silenciosas, que merecem muito a sua atenção. Ao sentir qualquer sintoma, procure um médico imediatamente. Conte com o Paranamed para manter sua saúde em dia. Agende sua consulta e exames.
Paranamed | Tem muito. Tem tudo, em um único lugar!